Amigos Hoteleiros

Um novo espaço para a Hotelaria desde 2007.

Dicas da Governanta – 01

Posted by Rossana Spena em março 20, 2008

A partir de hoje, passaremos a dividir com todos, dicas úteis das Governantas e Governantes de todo o Brasil. Colaborações serão muito bem vindas. Queremos divulgar esse profissionais que estão por trás das “câmeras” trabalhando muito para fazer sua segunda casa reluzir como ouro.

Envie sua dica, com sua foto e um breve perfil. Invista em seu Marketing Pessoal.

Bem , serei a primeira 

Dica do dia - ao entrar em um apartamento para checar a limpeza, comece pelos alimentos, ou seja minibar e suas amenidades , pois suas mãos ainda não estão contaminadas e você evitará assim a contaminação cruzada.

About these ads

95 Respostas to “Dicas da Governanta – 01”

  1. Vera said

    Me ajudem. Como fazer um planejamento de governança para um hotel com 100 UH e apenas 5 camareiras ?

    • yolanda said

      Prezados eu tb estou precisando de ajuda para fazer planejamento para 150 uh´, 14 camareiras e 08 serviços gerais.

      Planilha para destribuição de produtos de limpeza
      as colaboradores ñ estou sabendo fazer

      Yolanda Roberto

      • CARLOS ROSA said

        prezada Yolanda
        considerar:
        quantos andares ?
        quantos aparatamentos por andar?
        em cada andar quantos UH slg /dlb /trp
        etc e por ai segue

      • Fátima said

        Cara amiga vc é uma felizarda com 150 aptos
        14 camareiras isso da uma média de 11 aptos cada. Na média geral fica de 14 pra cima por camareira. Se conhece bem sua equipe fica fácil, mas é importante conhecer bem a equipe a saber colocar quem e onde. Sabes que temos camareiras mais ageis, outras mais detalistas, as mistas e assim segue. Da mesma forma podemos falar das meninas de serviços gerais 8 é um bom numero. o segredo ta no treinamento e na condição de trabalho que dá a sua equipe. Fica do lado Delas e tudo vai dar certo.
        Ass Fátima Pontes
        Coordenadora Operacional Hotel Renar de Fraiburgo SC.

    • CARLOS ROSA said

      vera
      antes de tudo, informar qual os turmos em que se dividem estas 5 camareiras.
      grato

      carlos

    • realiarer sempre multirao nos apartametos com as seguintes camareiras faça um check-lista de cammareira para ela seguindo a norma da empresa!!

  2. Élida colaço said

    Olá eu gostaria de uma juda sobre aqueles formulários semi prontos sobre estocamento, e materiais a serem ultilizados no hotel para ter um controle melhor dos materiais com as funcionarias.
    Eu tinha isso pronto mas, eu não sei onde estão hoje em dia…
    muito obrigada

  3. IVANA PIRES said

    Boa noite, por favor, preciso de modelos de formulários para controle de estoques, arrumação de quartos, faxinas periódicas e outras dicas que vcs possam me enviar, inclusive dicas de governança para um hotel com 52 UH. Obrigada.

    • yolanda said

      Gente parece que estamos todas c/ as mesmas dúvidas, muito bem colocada estas necessidades, mim sinto c/ todas esta´s duvidas.

      Adorei encontrar este site, que fantastico
      aguardo retorno, quero poder entra en contato
      c/ vcs governanta pra gente se ajudar o vc acham?

      há! tenho muita dificuldade de encontra úniformes
      tropicais para governantas do nordeste pq é, muito
      quente.

      (yolanda roberto@hotmail.com ou governanca@maceiomarhotel.com.br)

    • francisca said

      Boa noite dona Ivana;
      Agpra eu não tenho um modelo de controle , mais vc pode pesq que vc vai encontrar,ainda mais que o hotel e pequeno,vc vai consegui tenho certezar

  4. Patrícia M. said

    Necessito criar rotinas de governança, criar relatórios, e formulários de toda área de governança, para fazer um trabalho com um hotel de pequeno porte que está totalmente desorganizado.
    Podem enviar algum material pra mim?

    • Andrea Gomes said

      Oi Patricia, trabalhar com desorganização é horrivel, mas, voce esta em um hotel pequeno e nao é dificil de organizar. Se precisar de ajuda meu e mail gomess.gomes@hotmail.com. Tenho experiencia em organização de empresas e posso te enviar algumas dias.

    • francisca said

      Bõa noite;
      Patricia, para criar um relatório e preciso que vc faz um pranejamento, ver quantas UH tem,e é somar os enxoval, e somar quat vai gastar em materiais
      ,faz relatório das camareira, serviço gerais, manutenção,recepção etc.

  5. Daniela said

    Olá!
    Gostaria muito de ser Governanta, pois me formei em Turismo e Hotelaria para isso. Porém,tenho buscado há algum tempo uma oportunidade nessa função e, mais de uma pessoa já chegou a me dizer que tenho muito boa aparência e elegância e por isso, os selecionadores pensam que não sirvo para o cargo…
    Resultado não tenho experiência, logo não consigo uma colocação…
    Se vcs tiverem uma dica para me dar, agradeço

    • Michelle said

      Ola Daniela

      Também sou formada em Turismo e Hotelaria.
      Acredito que para ser governanta você não precisa basicamente ser formada.
      Tem que ter todo um histórico até mesmo para compreender sua equipe.
      Tenho 25 anos e comecei como camareira e logo passei por todos os setores da governaça, lavanderia, supervisão, mesa, etc, isso tudo já como universitária.
      Hoje sou governanta de um hotel. Mas além de saber a parte administrativa temos que saber fazer o operacional.

      Meu conselho é que você procure uma vaga ao menos de supervisora e faça carreira, acredito que seja muito bonita e inteligente logo logo conseguira ser promovida e realizando o que tanto procura.

      abraços

      Michelle

      • fatima said

        ola este e meu caso tenho 43 e comecei a faculdade de hotelaria e no 1 semestre ja comecei a trabalhar na recepção de um hotel de negocios, mas um eco resort me chamou para trabalhar na supervisao da governança estou indo quero passar por todos os setores. meu email e louysepp@hotmail.com me mande dicas de como organizar a governaça de um eco resort meu nome e fatima obrigada

  6. Tatiana Helena said

    Olá bom dia gostaria de saber se pode me passar algumas dicas e rotinas de governança, criar relatórios, e formulários de toda área de governança, para fazer um trabalho.
    Podem enviar algum material pra mim?

  7. dora sousa said

    ola bom dia , faço faculdade de turismo e tenho um projeto para apresentar sobre governança hotel. gostaria de saber quando agovernança naum cossegue solucionar o problema do hospede pra quem a governança emcaminha?
    por favor, mim responda o mais rapido possivel
    obrigado!!

    • geisiane said

      Encaminha para o gerente de hospedagem. Se ainda assim não resolver o problema do hóspede, encaminha para o gerente geral.

  8. RICARDO AGUILERA said

    1- RESPOSTA A VERA – HOTEL COM 100 UHs com 5 camareiras, também gostaria de saber se tem uma supervisora de andares ou uma governanta, vamos supor que temos essa pessoa para distribuir e cobrar as tarefas dos apartamentos, a média nacional de ocupação esta em torno de 60% anual, logico que temos períodos de alta e baixa ocupação dentro do ano, teu hotel amanhece com 60 apartamentos ocupados, na minha opinião voce deveria ter 3 camareiras no periodo da manhã, 01 de tarde e outra cobrindo as folgas, e vc teria ainda dois dias da semana com 4 camareiras, a média das camareiras são 15 apartamentos/dia.horario da manhã 7:00 as 15:20h – horario da tarde das 15:00 as 23:20h, lembrando que as camareira deverão folgar no minimo 1 domingo por mes, e apos 1 ano de trabalho as férias, mas isto da para administrar nos meses de baixa, estou a disposição para discutir e se possível ajudar.

  9. Olá,
    bom dia.
    Prezadas companheiras, Governantas de hotelaria.
    Me chamo Francisca e estou com muitas dúvidas. Fiz o curso de governanta. Sei que são muitas responsabidades, mas eu quero mais algumas dicas. Com eu devo fazer para ter a melhor equipe e ser uma boa governanta? O que eu tenho que Administrar mais, fora as minhas equipes. Por favor, gostaria de boas dicas. Obrigado.

    • RICARDO AGUILERA said

      CARA COLEGA FRANCISCA,

      Realmente formar equipe é uma tarefa difícil, mas totalmente possível, após formar a sua equipe um ponto fundamental é manter um excelente relacionamento com eles ou elas e com os demais setores, minha definição de hotel é uma serie de engrenagens “setores” devem trabalhar em perfeita sintonia, em especial com a recepção, vamos ao que interessa, dicas:
      – Acompanhar entradas e saídas dos hóspedes;
      – Acompanhar todos os eventos, solicitar ordem de serviço por escrito, desta forma voce evidencia, tudo fica documentado, atenção especial aos banheiros sociais;
      – Organizar os mapas de limpeza de todo hotel, inspecionar pessoalmente;
      – Supervisionar a conservação dos apartamentos, mobiliários, enxovais, equipamentos e material em geral do setor, solicitar reparos quando necessário.
      – Etiquetar os objetos esquecidos, com o máximo de dados coletados, guardar e assegurar que fiquem guardados na unidade no minimo por seis meses;
      – Coordenar a limpeza das areas de A&B, tentar usar o próprio pessoal do setor, desta forma haverá maior conservação;
      – Se Atualizar sempre que possível para as normas básicas de segurança do trabalho;
      – Controlar gastos de materiais junto ao seu pessoal e manter um pequeno estoque sob a sua guarda para evitar falta dos mesmos nos finais de semana e ou feriados;
      determinar bloqueios ou não liberar apto que necessite manutenção, comunicação com recepção e manutenção;
      – Coordenar inventários periodicos, se possível mensais;
      – Conferir diariamente as solicitações de hóspedes ao serviço de lavanderia;
      – Apurar e fechar custo do setor, mesmo que não solicitem;
      – Reuniões semanais com sua equipe;
      – Trabalhar também em sintonia com R.H. com a finalidade ce cuidar e fazer zelar dos uniformes de todo o pessoal.
      – Vistoriar pessoalmente os apartamentos, lembre sempre de verificar os cantos do box de banheiro, lampadas dos aptos, limpeza das arandelas,frigobares limpos e abastecidos, dobra dos enxovais, posição padrão do papel higiênico, cabelos dentro dos banheiros ou aptos, pia devidamente limpa e seca com os amenties sempre na mesma posição;
      – Relatar a presença de pessoas a mais que a lista de hóspedes fornecida e ou pessoas estranhas perambulando pelo hotel;
      – Transmitir diretamente ao seu superior as sugestões ou reclamações;
      – E logicamente ser uma observadora ativa dentro do hotel, a organização e limpeza depende de voce, Sucesso em seu trabalho.

      • yolanda said

        Prezado Ricardo,

        lhe sobre este assunto formar equipe a chei muito interessante,estou de governanta já ha
        alguns anos mais cada dia mim supreendo c/ a liderança gostaria muito de poder participar
        de alguns cursos e outras dicas para poder melhorar o trabalho em equipe.

        (governanca@maceiomarhotel.com.br)

        Yolanda Roberto
        Governanta

  10. klayton nascimento de aquino said

    eu trbalho numa pousada nova aqui na minha cidade,e pra mim é td novo, mas pesquisei e aprendi um pouco, gostaria de aprender mais e pesso sua ajuda mande algumas dicas como administrar uma pousada obrigado.

  11. leitora said

    gostaria de dicas de como fazer faturamento. gastos

  12. ana paula said

    oi preciso de muitas dicas para governantas!! vcs pode me enviar.estou trabalhando em um pequeno hotel.com 8 funcionarios…com 30 aptos…aguardo retorno

  13. Bruna said

    Olá.. faço tec. em Hotelaria e gostaria de saber todos os setores que governança possue.. (eles são divididos em 3) Quais são eles
    e quais o funcionarios que ele possuem

    Mto Obrigada, aguardo a resposta.

    • Dayane said

      São:

      Lavanderia: Processos de lavagem de enxoval, passadoria e atendimento de roupas de hóspedes.

      Limpeza: Áreas externas, internas e sociais.

      Camararia: Camareiras/ arrumadores responsáveis pela limpeza e arrumação de quartos.

  14. Bruna said

    Olá.. Gostaria de saber como funciona o procedimento de tranferencia de UH e situaçao de emergencia no setor de GOV!

    Obrigadaa

  15. virgínia said

    Caro Ricardo Aguilera.

    Gostei muito das sua dicas sobre governança ,e por este motivo adoraria continuar conversando com vc para maiores dúvidas, muito obrigada.

  16. Taiara Freitas said

    Olá amigos hoteleiros, antes de mais nada parabenizo este maravilhoso site.

    Meu nome é Taiara Freitas, sou do RG, fui Governanta do Hotel Torres SESC, coordenando uma equipe de 45 funcionários entre camareiras e serviços gerais.
    O hotel possui 179 UH’s , que em dias de check-in e check-out temos 2 horas para dar como pronto 80 ou 100 UH’s, mais as pertmanências diárias, este trabalho é feito com 25 camareiras, mais uma supervisora de andares, só foi possível realizar este trabalho com muita dedicação e treinamento com as camareiras, hoje me sinto realizada, mas para adquirir tudo isso, tive o respeito e comprometimento de cada uma delas.

    Em resumo tenho bastante experiência em trabalhar com pressão de tempo, quem precisar de ajuda estou a disposição para orientar em qualquer dificuldade.
    Deixo o meu e-mail para contato taiara_rs@hotmail.com

  17. luci said

    olá, gostaria de obter algumas dicas de como ser uma boa governanta, pois não tenho esperiência na área.Estou mais aflita pois quero trabalhar.

    • Andrea Gomes said

      Ola, Luci!
      Bom primeto de tudo é nao ficar aflita, pois, voce tem toda uma equipe que depende de voce para estar delegando e cobrando. E se voce for afoita, pode colocar tudo a perder, entao a melhor saida é nao se desesperar rrrss. Para que isto ocorra naturalmente, voce deve ter um plano de trabalho e uma rotina que devera ser respeitada isso ja facilita bastante o andamento do serviço, caso queira conversar meu e-mail gomess.gomes@hotmail.com

  18. paulo manuel said

    gostaria de saber quais sao os regulamentos que fica nos quartos atras da porta?

  19. Gostaria de saber como se faz abertura da coberta (o vira dacama) para o hospede dormir o lado certo…

    • Prezada Tania,

      geralmente faz-se abertura do lado que percebemos que o hóspede gosta de usar. A arrumadeira precisa ficar atenta a esse detalhe. geralmente colocam seus pertences no criado mudo, do lado que deitam.
      Se você precisa abrir a cama de um hóspede que ainda não chegou ou estiver na dúvida de qual lado ele gosta, abra sempre do lado onde está o telefone.

      Espero ter colaborado.

  20. Olá pessoal!
    Estou a pouco tempo no cargo que governanta e estou precisando muito de dicas para me organizar em tudo e saber como vou lidar com recepção que é muito complicado, eles acham que sempre estão certos e as vezes fico desanimada porque sinto uma certa proteção por parte da gerencia.O que devo fazer minha gente!

    • Prezada Sâmara,

      entendo você perfeitamente, pois sei que essa rivalidade acontece mesmo.

      Em todos esses anos de hotelaria, todas as vezes que situações desse tipo se apresentaram a mim, procurei, primeiro, manter a calma, depois analisar se o outro lado não estava mesmo com a razão. Caso estivesse certa, procurava a documentação comprobatória de meus acertos e com elegância profissional apresentava à gerência as evidências.

      A melhor coisa a fazer é manter uma boa relação com o responsável pela recepção e com maturidade, estabelecer uma parceria, onde ambos trabalharão em prol de um mesmo objetivo.

      Esteja sempre preparada e organizada. saiba tudo o que acontece no seu departamento. Rode o hotel e fale com seus colaboradores. Assim você será sempre a primeira a saber dos acontecimentos, o que facilitará uma ação imediata, minimizando os impactos que possam vir.

      Boa sorte,

    • Alexis said

      Concordo plenamente com Rossana, a Governanta deve saber tudo o que acontece no seu setor, organização e a palavra chave para o sucesso. Sem dúvida esse tipos de atritos acontece mas a boa comunicação com o responsavel da área ajudará com certeza. Geralmente os problemas que acontecem e por falhas no traspaso da informação … segum a minha experiencia ela disminuí quando a governanta possuí acesso ao sistema do hotel, podendo ela visualizar com exatitude em tempo real os acontecimento preveendo e se anticipando para varias solicitações por parte da recepção e disminuíndo assim a comunicação internas entre os setores.
      Exemplo: obter relatorios da previsão de check aut e check in, liveração dos apartamentos via sistema com responsabilidade exclusiva da governança, etc.
      Boa Sorte, espero ter ajudado

  21. Òla.Gostaria de saber como eu poço consreguir uma vaga de camareira?
    Obrigada.

    • Alexis said

      é um cargo de muita procura, e todos os hoteis precisa de um bom profissional da área de governança. Procure se instruir e ler sobre a profissão, conta muito no momento da entrevista. Eu acredito que a maior virtude de uma camarera e a disposição ao serviço, organização e fundamental, é claro limpeza. Procure o sindicato da classe, geralmente possuím cadastro para novos talentos e são encaminhados diretamente para os hoteis.
      Espero ter ajudado

  22. Janaina said

    Olá pessoal! Tudo bem? Fico muito feliz em ver que esse siteestá em ação. Mealegrei muito ao ver que ele existe e sei que pode ajudar e muito aos que dele necessitem. Tbém atuei na área como superv. de andares mas tbém executei um pouco de tudo: governança, gerência geral numa pousada, camareira, enfim, e hoje, infelizmente, me encontro desempregada e quase em pocesso depressivo pois não consigo uma porta aberta a mim. Amo a a´rea da hotelaria, fiz adm de empresas e me especializei em adm. hoteleira, fiz vários cursos com o de recepcionista, camareira, governanta. Lecionei em cursos técnicos mas hoje estou numa fase difícil, sem emprego, muito triste é isso! Desejo a todos vcs, sucesso e que Deus vos abençoe! Se alguém souber de algum hotel, em algum lugar do Brasil que precise de uma governanta, Gerente de hospedagem ou supervisora de andares, por favor, me contate, eu quero e preciso voltar ao trabalho!!! Grata!

    • Janaina,

      entre em contato com a Quem Indica. Eles recolocarão você. São muito sérios. http://www.quemindica.com.br.

    • Alexis said

      è uma situação complicada o que acontece …. gostaria de saber o que as empresas procuram porque uma pessoa com experiencia e graduação não consegue emprego. A economia só mostra números positivos, o setor de serviço a tendencia e crecer cada dia mais e as empresas revoltadas com a falta de mão de obra qualificada, sinceramente não entendo, eu a mais de um ano intento voltar ao mercado da hotelaria mas não consigo, possuo 2 faculdades, experiencia em todas as áreas de um hotel, desde a gerencia a o cargo mais humilde, disposto a mudança de cidade e estado procuro cada dia uma oportunidade.
      Obrigado

  23. Marcia said

    Olá …
    Não sei nada de hotelaria,mas estou abrindo um hotel com 40 apartamentos, me passem alguma dicas.
    obrigada

    • Alexis said

      Sim duvida o principal e o cuadro de funcionario … uma boa seleção do pessoal para cada área e uma constate capacitação vai ter um serviço de qualidade, recomendo contrar um gerente com experiencia na áreas operacional, financeiras e de gestão. Partindo de esse ponto conseguiram realizar a implantação do projeto com sucesso. Deixo meu email para o que precisar cirro48@hotmail.com

  24. Sheila said

    Por favor me ajudem,trabalho como camareira e fui promovida para governanta.Não sei por onde começar,pois o hotel que trabalho nunca teve governanta,sou camareira a apenas um ano.SOCORRO

    • Sheila,

      você precisa investir em alguns livros com urgenci e fazer algum curso. Isso pode ajudar nesse inicio.

      Boa sorte

    • Alexis said

      Bom ler muito sobre o tema, nunca esta de mais!!
      Primeiramente se eles estão precisando de uma governanta e porque a distribuição da funções das camareras não esta dando certo, e deve estar acontencendo que aparecem apartamento que não estão dentro do padrão do hotel.
      Dirigir pessoas não e fácil, mas tambem não é o bicho de sete cabeças.
      Procure distribuir bem as funções, ter uma programação das compra do que precisa para o bom funcionamento do setor, cuídar das lavanderia ou rouparia e fundamental para manter os nivel adequado de roupas de banho e cama, e conferir todos os apartamentos que estão sendo liberados e aqueles que estão livres, passar relatorios contante para a recepção da situação dos apartamentos no caso que não tenha acesso ao sistema do hotel de preferencia a cada uma hora ou a cada meia hora no dias de mais movimento.
      Deixo meu email se precisar cirro48@hotmail.com
      Espero ter ajudado
      Sucesso na sua nova função
      Parabens!!

    • marines said

      tbm fui camareira e fui promovida a governanta ja a um ano graças a deus estou me saindo muito bem, oque tenho a te dizer e que vc deve ser uma boa lider,ter muita calma e ter segurança do que esta fazendo.ser amiga de suas camareiras,como de todos os funcionarios do hotel ter muita resposabilidade e comprometimento vestir a camisa e trabalhar muito sempre com muita alegria e simpatia bjs

  25. Eliana Silva said

    Ola pessoal!!

    morei fora do Brasil , trabalhei em um hotel como polivalente, ou seja, trabalhava em todos os setores e agora recebi uma proposta para trabalhar como supervisora de andar em um hotel de grande porte no rio de janeiro, Necessito criar rotinas de governança, criar relatórios, e formulários de toda área de governança, para fazer um trabalho com um hotel de grande porte que está totalmente desorganizado.
    Podem enviar algum material pra mim?

    Por favor preciso seriamente de ajuda…
    meu email é: eliana-belle@hotmail.com ou eliana.maria23@yahoo.it

    desde ja muito obrigado e boa sorte a todos!!

  26. Eliana Silva said

    Ola a todos,
    vou começar a trabalhar em um hotel de luxo e de grande porte, aproximadamente 300 quartos, como supervisora de andar, estou mesmo precisando de uma grande ajuda. Por favor, preciso de modelos de formulários para controle de estoques, arrumação de quartos, faxinas periódicas e outras dicas que vcs possam me enviar, inclusive dicas de governança. me ajudem!!!

    E-mail: eliana.maria23@yahoo.it ou eliana-belle@hotmail.com

    Obrigada!!

  27. vania macedo de oliveira said

    prezadas governantas podemos reunir em um dos hoteis que trabalhamos para trocamos ideia;claro ne com a permiçao dos nossos chefes,pois comviver com o ser humano hoje em dia esta muito dificil,obrigada.

  28. vanessa said

    Estou assumindo um cargo de governanta num hotel 4 estrelas e gostarias de dicas , precisas , nescessito criar rotinas de governança e criar relatorios e formularios . O hotel possui 88 uh’s e area de spa , restaurante e piscinas . Por favor me ajudem .

  29. Daiana said

    Oi estou no cargo de governanta a pouco tempo,e eu gostaria de algumas dicas. Trabalho em um com 100 uh e 3 camareira e 2 pra servicos gerais,uma de dia e outra a noite.Preciso de modelos de formulários para controle de estoques, arrumação de quartos, faxinas periódicas e outras dicas que vcs possam me enviar, inclusive dicas de governança. Obrigado!

    Att: Daiana

  30. Emilia said

    Bom dia queridos colegas de trabalho, estou realizando um estudo de pos-graduação na Espanha e tenho aqui alguns casos. Gostaria da ajuda de todos para poder realizar um excelente trabalho tendo a opinião de pessoas competente da area. Aqui estão os casos!

    *A lavanderia danifica uma camisa do hóspede e ele não é brasileiro e não temos como comprar uma igual a que foi danificada, como proceder? Depois do lado financeiro resolvido, o hóspede informa que ele ganhou esta camisa da mulher quando fizeram 15 anos de casamento. Como ressarcir o lado sentimental da camisa?

    *O hotel amanhece 100% e não estava prevista está ocupação, você tem duas camareiras de folga e mais uma falta. O que você faz para não sobrecarregar as camareiras?
    *O hóspede chega gritando na recepção, dizendo que a camareira roubou seu celular e quer falar com a pessoa responsável e você tem que atender o cliente, pois é um final de semana e toda a chefia está de folga. Como você sairia desta situação?

    *Temos uma perda acumulada ano de 30 % de itens de frigobar, quais ações poderíamos tomar para que esta perda diminuísse em 10%?

    Agradeço a todos com antecipação.

    Att

    Emilia

  31. cristine said

    Oi eu trabalhava de camareira, entrou um gerente novo no hotel e ele me colocou no lugar da governanta, ela foi demitida da empresa porque não tem controle de nada…socorro o hotel tem 150uh 7 camareiras das 8h as 16h, 2 serviços gerais e 2 camareirasdas 15hs as 23hs
    obrigada

    • Maria Sônia Rocha. said

      Cristine, espero que quando você receber essa resposta já tenha resolvido seus problemas neste Hotel. Estou dizendo isso pois, sei muito bem como é complicado lidar com pessoas. Trabalho de Governanta tem 20 anos. Cristine, para que uma Governanta possa apresentar um serviço de qualidade, produtividade e eficiência, e preciso que faça um bom planejamento do seu trabalho: escalando e distribuindo as camareiras, equipe de limpeza e lavanderia da melhor forma possível, no seu caso você tem 150uh para 7 camareiras, uma camareira pode tomar conta de até 20 uh, faça a a divisão, para que não haja injustiça. Se quiser entrar em contato comigo vai meu e-mail: soniagalmeida@globo.com

  32. Emilia
    a)Existe conceito em administração hoteleira que ensina que um bem material só poder ser substituido por outro similar, então a parte emocional é identica. Convide este casal para passar uma data comemorativa (para ambos) no hotel all inclusive e com um belo cartão de boas vindas.
    b)Imprevistos acontecem, porém, na hotelaria é aconselhavel que neste caso em especial, os hóspedes não percebam que há esta falha em andamento, depois verificar quais os funcionários neste momento podem prestar um auxlio, se possivel contatar as de folga e tentar contar com a compreensão de cada uma delas.
    c)Atenda este cliente com a máxima de atenção e peça para que aguarde seu retorno. Neste intervalo contate a camareira levante todas as informações possíveis e somente após contate a chefia superior para decisão. Quando retornar ao hóspde, retorne com a decisão, não deixe seu hóspde aguardar.
    d)A qualidade master em vendas internas é exigida um planejamento, mas, principalmente levantar de início qual é o principal problema da queda das vendas. Geralmente são por falta de incentivo aos hóspedes que não são convencidos pela beleza da apresentação do frigobar e pela quantidade de itens oferecidos.

    Coincidentemente temos um curso que fala só deste problema do frigobar, caso deseje visite nosso site http://www.inovaasstreinamentos.com.br

    Atenciosamente

    Inova Assessoria Empresarial e Treinamentos
    Telma Mattos

  33. luciana de goes said

    ola me chamo luciana moro em guarapuava, estou na governança de um hotel que abrira em agosto de 2011, e nao sei como começar. Necessito criar rotinas de governança, criar relatórios, e formulários de toda área de governança, para fazer um trabalho com um hotel de pequeno porte com 60 apartamentos.
    quero poder ajudar o hotel ser o diferencial em minha cidade, preciso de dicas de arrumaçoes, etc Podem enviar algum material pra mim?
    obrigada a toda(o)s
    luciana de goes

  34. luciana de goes said

    ola me chamo luciana moro em guarapuava, estou na governança de um hotel que abrira em agosto de 2011, e nao sei como começar. Necessito criar rotinas de governança, criar relatórios, e formulários de toda área de governança, para fazer um trabalho com um hotel de pequeno porte com 60 apartamentos.
    quero poder ajudar o hotel ser o diferencial em minha cidade, preciso de dicas de arrumaçoes, etc Podem enviar algum material pra mim?
    obrigada a toda(o)s
    luciana de goes meu email = lunadegoes20102010@hotmail.com

  35. carin said

    Olá,fiquei muito feliz de encontrar vcs,tirei muitas dúvidas.

  36. Lara said

    Olá, gostaria de umas dicas para posiçao certa de controles remotos e informativos no Uh.
    Obrigado

  37. oi meu nome e jack estou fazendo curso de governata e gostaria de saber porque a governanta opta por gerencia o consumo do frigo bar?

  38. Geny maria Alves said

    Oi sou acadêmica do curso de turismo, estou no último período e defendo a tese sobre governança de hotel. Gostaria de todas as informações possíveis sobre o tema.

    Obrigada

  39. luciana said

    Ola eu quero saber se vcs podem me dar uma dica de como reaproveitar os restos de sabonetinhos que sobram…
    Governanta luciana

  40. Luciana Goes said

    ola quero dicas do que fazer para reaproveitar os restos de sabonetes que sobram?
    luciana

  41. Francilene \Marins said

    Oi amigas governantas,
    visitem o meu blog e vejam o material que publiquei prá vocês. Gostaria de ter maior contato com todas vocês.

    Meu blog – francilenemartins.blogspot,com

  42. Francilene \Marins said

    corrigindo meu blog.

    francilenemartins.blogspot,com

  43. cleyde do vale said

    Alguem sabe onde eu encontro um curso de gorvernanta pode ser em qualquer parte do brasil mais ser possivel em mg\bh

  44. Sandra Marques de Araujo said

    Sandra… Olá bom dia!!!! Eu estou ha três anos de camareira, e agora estou preste a fazer treinamento para governanta. E estou super anciosa gostaria de algumas dicas. você pode me ajudar?

  45. jaqueline de campos borges said

    boa noite meu nome e jaqueline queria umas dicas de formulario pra limpeza de quartos,das folgas da camreiras

  46. Boa noite a todos. Tenho uma casa de repouso para idosos e estou organizando o departamento de governança. Se alguém tiver um check list e puder me enviar – obrigado.
    Preciso tb de uma indicação de líder de limpeza.

    • andrea said

      olá,sou camareira e estou com uma proposta de trabalho de governanta residencial.se alguem puder me dar dicas de toda a tarefa de uma governanta eu agradeço!abraços.

  47. sandra Lencioni said

    Gostaria de ter um modelo de uma tabela de distribuiçao de apto diaria para camareiras , como distribuir folgas

  48. Zuleide said

    oi sou camaeira vou ficar no lugar da assistente de andar ela faz o papel de governanta ,preciso de ajuda

  49. Josemar de Vasconcelos Virgínio said

    Bom dia! Sou gerente de hotelaria e gostaria de saber se há alguma regulamentação ou norma trabalhista sobre o limite de apartamentos por camareira. O hotel em que trabalho tem 110 apartamentos e atualmente 4 camareiras. Obrigado.

    • Josemar,
      não existe lei, mas bom senso! Geralmente procuramos dar o número de apartamentos que as camareiras possam fazer de forma a deixá-los bem limpos e arrumados. Em relação ‘a lei, você precisa cuidar é da carga horária de trabalho das camareiras. Sendo assim, você deverá calcular quantos apartamentos poderão ser feitos, dentro da jornada de trabalho, descontando a hora de intervalo. Analise o tempo para cada unidade e faça a divisão entre as meninas.

      Boa sorte!
      Rossana

      • sandra Lencioni said

        Josemar primeiro vc tem de ver quais os aptos sao prioritarios, que ja estao com reservas para o dia ou dia seguinte, ai sim divide esses entre as camareiras , depois desses feitos ai se ainda houver tempo na jornada de 8 horas de trabalhos é feito os outros para evitar que fiquem muitos aptos bloqueados !! pq 26/27 aptos pra cada talvez não de tempo de fazer tudo no mesmo dia !!!!!

  50. josemar,faz assim; um dia você dà os 110 apartamentos para um camareira e no outro você faz o mesmo com a outra camareira e assim por diante, daì “alguns questionam” o porque da evasâo dos profissionais de hotèis e ninguèm sabe responder! è o fim da picada!.

  51. Boa tarde, estamos em fase de reestruturação e reformulação do hotel. Gostaria de saber de podem me encaminhar: modelos de Check List da Governanta, bem como das Camareiras, para ter uma base e criar o do nosso Hotel. Além disso, tenho camareiras que não sabem ler e escrever, alguém tem alguma ideia de como fazer um Check List para essas Colaboradoras?

  52. kely ginar said

    Olá,gostaria de todo o tipo de material q possam me enviar sobre governancia,check, escalas,relatorios enfin tudo o que puder me ajudar! meu e-mail é ginarvianakely@yahoo.com.br. Obrigada!

  53. Bárbara Sirovich said

    Gentee boa tarde!
    Adorei esse site,pois não tenho experiência em hotelaria muito menos como governanta!
    Vou precisar de bastante dicas…

  54. iolanda gomes said

    nossa muito legal todos esses comentários como todas também tenho muitas perguntas e gostaria de aprender sempre mais …como realmente trabalha uma governanta de outros hotéis …não tenho formação ainda sou uma governanta que começou lá de baixo e foi crescendo, agora recebo uma proposta de um hotel que tem 90 apartamentos e 6 camareiras…estou precisando de ajuda para fazer uma bom trabalho com essa equipe como fazer rotinas, relatórios , e rotinas . muito obrigada!!!!!!!

  55. sirlei said

    Boa noite!!!
    Gostaria de saber se alguém sabe de alguns nome de produtos de limpeza pois estou com dificuldade de encontrar produtos bons

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 973 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: