Amigos Hoteleiros

Um novo espaço para a Hotelaria desde 2007.

Dicas da Governanta – resposta a um pedido de ajuda

Posted by Rossana Spena em maio 1, 2009

Prezada Francisca,

primeiramente, gostaria de parabenizar você por essa nova etapa em sua vida. Seja muito bem vinda !

Suas perguntas foram:

Francisca :  “Como eu devo fazer para ter a melhor equipe e ser uma boa governanta? ”

Amigos Hoteleiros – Francisca, o primeiro passo você já tomou, que é procurar fazer sempre o melhor para você e sua equipe, buscando dicas, estudando os assuntos pertinentes, trocando idéias com outras governantas.

O processo de recrutamento da sua equipe também deve ser encarado com bastante seriedade. Você precisa contratar pessoas que realmente gostem do que fazem, pois o trabalho de governança é muito rotineiro e alguma pessoas não sabem lidar bem com a rotina.

Mantenha sua equipe motivada, com pequenas reuniões diárias antes do turno para que possam expressar suas necessidades e você as suas, trazendo uma aproximação saudável e possibilitando que você os conheça bem melhor.

O treinamento durante o trabalho é a principal ferramenta para você garantir que sua equipe seja nota 10 e conseqüentemente você seja considerada uma boa Governanta. Acompanhe-os no dia -a- dia, inspecionando as saídas e também as arrumações. Chame-os imediatamente para a correção de possíveis erros e também para elogiá-los por um trabalho bem feito. Crie uma forma de mensurar a qualidade do que fazem e premie o seu melhor colaborador mensalmente. 

Francisca – “O que eu tenho que Administrar mais, fora as minhas equipes?”

Amigos hoteleiros – Uma governanta, além de administrar sua equipe, precisa também administrar:

  • estoques de material de limpeza
  • estoques de material de reposição de apartamentos ( sabonetes, shampoo etc.)
  • fazer inventários períodicos de seu enxoval, descartando o que não estiver dentro dos padrões do seu hotel e apresentando imediatamente à sua gerência a necessidade de reposição
  • garantir a qualidade dos uniformes de todos os colaboradores do hotel
  • se utilizar uma lavanderia terceirizada, fazer visitas periódicas e garantir que o serviço prestado esteja dentro do esperado
  • se a lavanderia for interna, garantir que a produção esteja atendendo à demanda e que a qualidade das roupas também esteja de acordo
  • garantir que as áreas públicas do hotel sejam inspecionadas sempre e cuidadas de acordo.
  • procure inspecionar também os apartamentos e faça uma programação de faxina profunda, a fim de ao final de um a dois meses, você já tenha faxinado todos. O ideal é que sejam feitas quatro faxinas profundas em um ano.
  • mantenha seus relatórios organizados e arquivados.
  • manter um bom relacionamento com os gestores dos outros departamentos. O relacionamento interdepartamental é essencial para um dia-a-dia saudável.

Francisca,

Fique à vontade para tirar suas dúvidas conosco. Há muito mais tarefas que fazem parte da rotina do departamento de governança. Sugerimos também que você pesquise livros sobre o assunto para aprimorar seus conhecimentos.

Desejamos boa sorte!!!

Abraços Amigos

Rossana Spena

8 Respostas to “Dicas da Governanta – resposta a um pedido de ajuda”

  1. macnog said

    Cara Francisca:

    Como ser uma boa Governanta

    Sugiro a você que busque desenvolvimento em liderança, pois não somente você mas qualquer chefe quer ser o melhor no que faz e sua equipe deve, além de cumprir ordens e procedimentos, deve ter confiança em você.

    Não é nada fácil conseguir esta confiança, mas existem pessoas que as tem naturalmente e estes são os lideres natos.

    Todas as pessoas podem ser lideres e isto está muito atrelado a qualidade, afinal de contas qualidade existem em tudo o que fazemos.

    Saber ouvir, lidar, apreciar, elogiar, dar broncas, ensinar é parte integrante da liderança.

    Como ter uma melhor equipe?

    Se você lidera seus colaboradores, consequentemente terá a melhor equipe, a liderança, muito mais que ordenar, controlar e educar o faz muito mais por exemplos dados pelo lider que por quanquer outra ação.

    logicamente treinamentos e controles se fazem necessários mas não é tudo.

    Veja mais sobre gestão em meu blog
    http://profissaohotel.blogspot.com/

  2. ruthe said

    ai gente mim ajuda,tenho 26 anos e vou começar meu primeiro trabalho como gorvernanta.em casa de família,tem como vcs mim darem umas dicas,alguns cursos que possar fazer pra mim,mim aperfeiçoar????muito obrigado desde já.

  3. Ellys Regina said

    Estou querendo fazer o curso de governanta de hotel!!
    so nao estou encontrado local..me ajudem moro no Rio de Janeiro

  4. sonia do nascimento said

    sou camareira a 1 ano e dois meses …. e estou querendo ser uma governanta ,, minha gerente me sentivou disse que tenho potençial ,, mas preciso melhorar na calma e paçiensia… pode me ajudar?

  5. SALETE said

    ESTOU FAZENDO UM CURSO DE GOVERNANTA ADOREI AS DICAS.OBRG

  6. michele said

    Olá, nunca tinha trabalhado em hotel, estou à cinco meses como camareira, e conversando com minha governanta ela me relatou que essa profissional está difícil de encontrar. Estou terminando faculdade de administração, é possível se tornar governanta com tão pouco tempo de atuação? é claro que penso em fazer um curso de governanta, mas conta muito experiência na hora da contratação né

Deixe uma resposta

 
